terça-feira, 14 de junho de 2011

O olhar de um baixista sobre cinema: "Eu Ja Sabia!"

       Estava pensando naqueles desenhos japoneses que muitas vezes nós passamos meses e meses pra ver o desenrolar de uma luta,enquanto para os protagonistas da ficção animada aquele momento dura poucos minutos...nós,espectadores,'ruemos' a unha durante 3 longos meses.Você deve estar pensando...-''E dai?"Para pra pensar: É um tédio ter que esperar quase uma ano inteiro para assistir o Óbvio:
       O personagem principal leva uma surra,inesquecível,depois‘do nada’ recupera-se e antes de aniquilar o adversário ele o humilha e prova que é o mais forte.Não importa o gênero do desenho é sempre a mesma ladainha...
       E mesmo assim nós achamos o máximo!
       E se você ainda não esta convencido,ai vai outra situação forte.
Quando vamos assistir algum filme(cinema,DVD,Sessão da Tarde :-p)analisando a realidade podemos facilmente enumerar o que vemos:


1)      INICIO: O começo é aquela Paz(claro,temos exceções) Mas nunca vamos ver o personagem principal morrer quando o narrador ainda esta dizendo:’-Columbia Pictures apresenta.’

2)     MEIO: Essa é a parte turbulenta ninguém da ficção sabe que quem matou o Mané foi o Zé(por sinal melhor ‘amigo’ do Mané).Ta legal isso ta parecendo novela Global...mas não é.É bom lembrar que é nessa parte do filme que o espectador já dominado pelo enredo,faz comentários inúteis na tentativa de auxiliar o protagonista.Também é no auge da história que o aficionado telespectador quer matar o ‘batateiro’ por passar,fazendo um barulho desgraçado bem na hora que a mocinha fala que ama o mocinho... tenso O_o.

3)   FINAL:Se você conseguiu chegar até o final,parabéns,e mil desculpas por por revelar os segredos da ficção.
O final é sem duvida o ponto das surpresas( na verdade todo mundo já sabia o que iria acontecer)Em outras palavras é quando a ‘juakina’ sai pulando feito uma gazela entre uma plantação de girassóis e se emociona ao ver o Maneco barbudo,desdentado e velho galã de Hollywood com pose de super man.Por fim eles se casam e você fica se perguntando:- Uau! Como vai ser o 2 ¬.¬’
            É isso ai mais que saber da melhor: Embora tenha escrito um texto assim eu sou o maior representante dos aficionados lunáticos telespectadores... Alías agora mesmo vou assistir a um filme... quem vem?RS
                                                               ( Marcelo Fabiano da Silva twitter:@seteMarcelo )

domingo, 12 de junho de 2011

A Palavra de Deus é música para nossos ouvidos.

  Se a música é a arte da repetição e sentimos prazer em ouvir sempre, a mesma coisa é com a palavra de Deus.

"Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor". (Isaias: 43 .44)


"O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito virá a secar os ossos ." (Provérbios: 17 .22)


"Todo o caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda o coração." (Provérbios: 21 .2)


 "Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.Minha alma se gloriará no Senhor; ouçam os oprimidos e se alegrem. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltaremos o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores". (Salmos: 34: 1-4)


  "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro"  ( Romanos 8: 35.36)


   

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CUIDADO COMPOSITOR !! DUPLO SENTIDO

   O mundo é cheio de boas propostas. Falam sobre paz de espírito, amor ao próximo, união, e que devemos estar sempre em paz com tudo e com todos. Isso é verdade, essas coisas são exatamente o que o Senhor quer para nossas vidas, porém, como já sabemos, o mundo já é do maligno : ” Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.(1João 5:19). Não podemos deixar de lado uma coisa que se chama “duplo sentido”.
   O duplo sentido vem se infiltrando no meio musical na área da composição. Não são a mesma coisa de mensagens subliminares que, além de vídeos, fotos e canções vem se infiltrando nas mentes alheias de forma oculta, mas são frases sem um objetivo alvo, e com isso, vem dando aos espectadores a oportunidade de moldar a mensagem da maneira que lhe é cabível.  
   Veja um exemplo:
                                                   


                                                        Presente de aniversário
   “Uma pessoa grosseira resolve dar um presente a outra pessoa pelo seu aniversário, mas na verdade, queria ser irônico. Preparou uma bandeja cheia de lixo e restos, na presença de todos, porque sentia prazer em humilhar publicamente. Mandou entregar o presente que foi recebido com alegria pelo aniversariante.
   Gentilmente o aniversariante agradece, e pediu que esperasse um instante, já que gostaria de retribuir a gentileza.
  Tirou o lixo, lavou a bandeja, a cobriu de flores, e a devolveu com um papel que dizia:
                                                 “CADA UM DA O QUE POSSUI”
   Por isso, não se entristeças com a atitude de algumas pessoas, não percas a tua serenidade. A raiva faz mal a saúde, o rancor danifica o fígado e a cólera envenena o coração.”

  Muitos vão ler e achar que é um grande conselho, mas se analisarmos de maneira mais atenciosa, veremos o seu duplo sentido evidente. A principio estamos nos deparando com uma lição de moral, mas jovem Cristão, o que Jesus nos fala em situações como estas?
  “Fazendo isso você já perdeu sua serenidade, demonstrou o oposto da humildade. Não perdoou, você revidou da maneira mais ofensiva. “
          
          "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus"  (Mateus 5.3)
       “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”  (Mateus 5.39)
   

 A citação bíblicas acima nos mostra que devemos ser simples, reconhecer que somos iguais a todos e que podemos errar da mesma maneira. Quando não nos submetemos a vingança estamos abandonando nosso ego e sendo verdadeiramente humildes. Virar a face para ser atingido nos mostra que por estarmos focados em Deus mesmo sendo atingidos exterior mente, nada nos abalara. Esses atos nos abrem a oportunidade de termos uma segunda chance pra nos aproximar dessas pessoas e revertermos essa situação. É um ato de perdão e reconciliação.
   Nós compositores, devemos tomar muito cuidado com as letras que compomos, devemos expor nosso objetivo de maneira clara pra que não haja confusão. Principalmente no meio Cristão.
   Em uma canção que estamos falando sobre Deus, se não formos claros, pode ser facilmente confundidos com a história de amizade de escola, ou até mesmo, de amor entre namorados.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mudando a vida com a música

"Se as ultimas décadas foram marcadas pela vitória da medicina sobre muitas doenças do corpo, o desabafo do século 21 é ajudar a humanidade a não entrar em colapso emocional. Não se trata de apenas dos distúrbios sérios, que pedem tratamento profissional com terapias e remédios, mas do equilíbrio emocional no dia a dia. Saúde é mais que ausência de doença, é bem-estar total"
                                                  ( FONTE: Um dia de esperança IASD  TEXTO: "Tempo para você "  )




    Lendo a uma edição da revista "Um dia de Esperança" da IASD que havia ganhado durante meu expediente de trabalho, atrai minhas atenções em um acontecimento muito importante que vivemos todos os dias, mas nem damos conta. Isso vem afetando nossas vidas de maneira direta causando desafetos, irritação, distúrbios variados, ansiedade e até mesmo culpa.
    Os dias stress-antes dos adultos acabam afetando os filhos, e acarretam, em alguns casos, a depressão.
    Musicos da atualidade , com intenções ambiciosa,usam disso para terem mais e mais segui dores. O ato de cantarem o que os jovens passam, vai manter-los com um publico fiel, pois deixam no ar uma suposta "respostas" para seus problemas cotidianos, mas o que há, é somente um vazio. Digo isso porque já cai nessa armadilha algumas vezes.
    Não podemos fracassar e fazer o mesmo. Devemos mostrar em nossas canções o caminho que nos levara a cura dessas angustias.






"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
                        Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.
                      Porque o meu julgo é suave e u meu fardo é leve." 
                                                                                                           (MATEUS 11: 28 ao 30)
   

                      








                       

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Musico Cristão

    "Acho que vou sair daqui...  La pelo menos , os músicos tem valor...".
      Essa é a frase que eu mais escutei durante toda a minha vida de músico na igreja evangélica.
      Atualmente os levitas do Senhor, de  igrejas mais tradicionais, vem enfrentando um certo preconceito em relação ao estilo musical. Isso são atitudes de longa data, e vem trazendo a transferência ou, até mesmo, a desistência  de seus integrantes musicais. Mas isso é culpa da igreja ? É óbvio que o preconceito primário por determinados estilos musicais esta longe de se extinguir  do meio Cristão em geral.  Mas vamos pensar um pouco.
     Atualmente já existem igrejas que aceitam um vasto repertório de estilos musicais, são locais onde temos liberdade para louvar com o Rock, samba, funk, rap e etc. O musico em si se sente como estivesse no seu “habitat natural”. Mas isso chega ser bom? Talvez, mas tudo ha seus pós e contras.
      Eu vi, revi, e pude tirar minhas conclusões. Pessoas estão se acomodando nessa facilidade atual e deixando de lado um detalhe muito importante. A diferença entre um ministério de louvor e uma legitima banda cristã evangélica (bandas gospel).
      O ministério de louvor é uma entidade ungida para conduzir e reger o louvor da igreja já crente em Jesus, mas uma banda cristã evangélica é um pouco diferente.
      O nome já diz tudo, banda cristã evangélica (banda góspel), ou se preferirem, (cantores gospel). Evangelizar é anunciar, no caso, anunciar o evangelho  de Jesus Cristo o nosso Senhor.
      A comodidade dos músicos Cristãos atualmente fazem com que se esqueçam do propósito inicial de um evangelizador. Muitos de nós dizemos: “Somos uma banda gospel”, mas tocamos somente para o mesmo publico alvo, que são os evangélicos. Esquecemos das almas que anseiam por uma canção que faça sentido para suas vidas e, praticamente, esquecemos que somos um canal de Deus para o mundo.
     Não podemos nos esquecer da pequena “igreja do  tio Casio” em 1985, na Zona Sul de São Paulo,  quando surgiu um tal de GRUPO 3,que nos  ensino a pregar a palavra de Deus através das canções, enfrentando um mundo de drogas sexo e loucuras como era o Rock’n Roll da época. Sou a prova viva de que isso é de Deus,  pois escutando esses caras aceitei Jesus como meu Salvador.
     O fato amigos, é que as dificuldades existem dentro do  nosso ambiente, mas simplesmente mudar de igreja não vai solucionar nossos problemas. Vamos buscar a face do Senhor e sua  sabedoria para que não haja, nem o comodismo, e nem o medo de enfrentar as dificuldades.  No final a recompensa vai ser grande.
                                      foto: ( Banda católica Rosa de Saron e banda Evangélica Oficina G3 Summer Beats 2011)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Onde você quer chegar?

    A música é a arte da repetição, as vezes nos pegamos escutando a mesma canção varias vezes ao dia. Também pode ser chamada de som, de fato é som, mas nem todo o som é música.
    Você canta? você compõem? Mas qual é o seu objetivo? Onde você quer chegar?
    Na verdade, o que a música representa pra você ? 
    Hoje em dia tenho percebido algo nos músicos, parece que estamos nos dividindo em grupos diferentes... Pessoas com um grande talento, mas acanhados, reprimidos  e com medo de fazer aquilo que mais gostam e com isso acabam matando seus sonhos e desistem. Outros que querem lucrar a todo custo, não importa como, escolhem seus caminhos passando por cima de crenças, sentimentos, situações políticas, sociais, e até amorosas, somente visando um publico alvo para se manter ou alcançar um nível de "fama" ou apenas ganhar dinheiro. Não os culpo, mas a música é um dom tão divino que não pode ser tratado como um emprego qualquer, sem um propósito, é algo, até mesmo, espiritual. 
     Há ainda aqueles que alcançam um nível de excelência enorme, mas com a complexidade de suas canções ou técnicas,  não tem uma aceitação da maioria do publico popular e acabam sendo grandes professores, mas não são felizes e passam necessidades financeiras, poucos desses são bem sucedidos no Brasil. E finalizando, existem aqueles pequenos, aqueles que todo mundo adora pisar e dar risada, mas esses tem grandes objetivos, e tratam a música como sua amiga. Sua grande maioria não nasce com o dom de fazer música, mas com grande esforço, agarram um propósito e, mesmo sem  aquele talento grandioso, se tornam gigantes.
     Você pode até discordar mas tenho uma coisa pra dizer sobre a música, e é um fato real. Você pode ser o melhor músico do mundo, mas se sua música for vazia não chegara a lugar nenhum. "Mas como faço isso?". Simples, busque um objetivo maior do que simplesmente tocar. E a melhor maneira de descobrir isso é perguntando para o dono dessa arte. "Mas quem?". DEUS criador de todas as coisas .  
                                                                                  
                                                                                                         (Diego de Brito Severino)